quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bete

Você vai precisar de:

-1 bolinha de tênis;
-2 tacos;
-2 garrafas;
-4 participantes.
-Giz

Primeiro, prepare o campo: use o giz e faça um círculo do lado esquerdo e outro do lado direito, no mesmo sentido. Coloque as garrafas em cima das linhas.

Segundo, escolha sua dupla e coloquem-se a postos: uma equipe fica no círculo, com o taco; e a outra fica do lado de fora do círculo, com a bolinha de tênis.


O jogo começa com o jogador arremessando a bolinha para o outro lado. O seu objetivo é acertar a garrafa.

Já a pessoa que estiver com o taco, deve tentar acertar a bolinha, jogando-a para longe.

Quando a pessoa que arremessa a bolinha acerta a garrafa, quem estiver com o taco, o entrega para a outra equipe.

Quando a pessoa que está com o taco acerta a bolinha, corre até o centro do círculo com o seu parceiro, encosta o taco um no outro e começa a contar (de 10 em 10) até que a pessoa que correu atrás da bolinha retorne. Se essa pessoa conseguir voltar antes da equipe que estava contando e derrubar a garrafa ou acertar um dos tacadores (ambas a situações usando a bolinha), eles também terão que entregar os tacos e trocarem de posição (passando a ser o arremessadores das bolinhas).

Ganha que conseguir chegar a determinado número de pontos, que pode ser estimulado em comum acordo.


Por Laís Marinho

15 comentários:

  1. essa brincadeira fez parte da minha infancia, Brinquei muito disso com meus irmãos e primos era muiiito bom!

    ResponderExcluir
  2. pulou parte nao fala que quando o jogador do taco acerta a bolinha e ela vai longe, os dois jogadores que estao no taco tem que trocar de base (garrafa)
    assim somando 2 pontos por cada troca, o jogo totaliza 12 ou 24 pontos vai da opção dos jogadores assim quando chegar no placar final e tiverem rebatido a bolinha longe quebram a casa (derrubam a garrafa) correm até o centro do campo cruzam os tacos e conta até 12 ou 24 de 2 em 2 se chegar até o final e o jogador que esta atras da bolinha nao jogar ela até o campo antes que termine a contagem os jogadores que estao no taco vencem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, mais ficou em aberto, as regras do jogo e a contagem de pontos, variam de região pra região. No meu caso quando brincava, combinava se as rebatidas que foram para trás eram ou não descontados dos pontos já adquiridos. Quando o rebatedor jogava a bola alto ao alcance do arremessador o arremessador podia tocar na bola tipo o levantamento do vôlei e gritar vitória, mesmo que fosse no primeiro lance..

      Excluir
  3. minha infância . hoje é dia de bete

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. essa brincadeira e muito legal , eu vou aproveitar enquanto eu tenho 11 anos para brincar

    ResponderExcluir
  6. Muito legal mesmo eu já sou adulto mais eu brinco até hoje

    ResponderExcluir